
Érico Theodorovitz, do Inova HC, Guilherme Zwicker, tesoureiro do HL7 Brasil, e a presidente Jussara Rötzsch
A diretoria do Instituto HL7 Brasil pelos próximos dois anos tomou posse nesta quinta, 28 de agosto, em São Paulo, no Hub Inova HC, no Hospital das Clínicas.
Tomaram posse a nova presidente do HL 7 Brasil, Jussara Macedo Pinho Rötzsch, a nova secretária, Gabrielle dos Santos Leandro, e o novo tesoureiro, Guilherme Zwicker (fotos). Além deles foram empossados Luís Gustavo Kiatake, Paulo Salomão e Osmeire Sanzovo (Conselho Fiscal); Beatriz Leão, Ítalo Macedo e Murilo da Luz (Conselho Consultivo).
Em sua fala de abertura, a nova presidente do HL7 Brasil agradeceu o Inova HC por sediar o evento e lembrou de sua trajetória na implementação da interoperabilidade do Brasil, que começou há duas décadas com a implementação do TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar).
“Minha vida é misturada com a vida da interoperabilidade do Brasil. A minha e a das outras pessoas que estão na diretoria. Nós fundamos o HL7 e hoje praticamente somos as mesmas pessoas. Entram novos, mas todas essas pessoas são comprometidas e nunca abandonaram. O TISS hoje existe por causa de um grupo de voluntários que se dedicaram. Então meu objetivo hoje não é falar sobre mim nem sobre o HL7, é sobre vocês e como vocês podem se inserir nesse processo. Queria agradecer todos que estão aqui e convidá-los a contribuir. E eu vou cobrar, que é meu papel”, disse Jussara.
“Eu gosto de trabalhar com pessoas, eu não gosto de ser a pessoa, porque quanto mais as pessoas crescem mais a gente cresce junto. Eu sou uma evangelista, trabalho com isso quase a minha vida toda, acredito que a saúde digital pode aumentar acesso, pode diminuir desigualdade de saúde. Eu não faço pela tecnologia, eu sou médica, eu faço porque creio firmemente há muitos anos nesse trabalho. Vamos ser resilientes, vamos acreditar no que a gente está fazendo porque é um caminho sem volta”, afirmou a nova presidente do HL7 no encerramento da posse.
Participantes discutem futuro da interoperabilidade no Brasil
Para marcar a posse, o evento contou com falas de associados do HL7 Brasil, que falaram sobre as perspectivas da colaboração com o instituto, e de autoridades discutindo o futuro da interoperabilidade em saúde no Brasil, entre elas Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde.
“Falar de interoperabilidade sem trabalhar com o HL7 fica difícil. Eu queria trazer os cumprimentos, os parabéns, dizer que a gente quer estar perto de vocês, quer trabalhar junto. Estamos aí, enfrentando esses desafios que são grandes, mas ao mesmo tempo que bom que essa agenda está na ordem do dia, porque ela é fundamental”, afirmou Ana Estela.
Veja abaixo a lista completa de participantes que discursaram no evento, cuja íntegra está disponível no canal de Youtube do Inova HC, que transmitiu ao vivo a cerimônia:
Abertura Institucional
• Érico Theodorovitz – Representante do Hub Inova HC
• Guilherme Zwicker – Ex-presidente e novo tesoureiro do HL7 Brasil
• Jussara Macedo Pinho Rötzsch – Nova presidente do HL7 Brasil
Associados do HL7 Brasil
• Ricardo Puttini – IPES (Educação e formação)
• Paulo Salomão – DTO (Gestão em saúde)
• Teresa Sacheta – InterSystems (Tecnologia e visão global)
• André Cripa – CTC (Integração técnica)
• Murilo Rivau Fernandes – Eval (Segurança e confiança)
Autoridades da área de interoperabilidade em Saúde
• Sônia Poloni – CEO da ABCIS (Associação Brasileira CIO Saúde)
• Giliate Coelho Neto – Diretor de TI da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares)
• Antonio Lira – Presidente da SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde)
• Deise Garrido – Diretora Científica da ABTMS (Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde)
• Ana Estela Haddad– Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde