Shift Left: conheça a estratégia e como utilizá-la para antecipar problemas

A abordagem Shift Left Testing é uma estratégia que tem ganhado cada vez mais destaque entre as empresas desenvolvedoras de software. Mas você sabe o que esse conceito significa?

Neste texto, vamos explorar as principais vantagens do Shift Left e como ele é aplicado em projetos de desenvolvimento.

Vamos ver como ele pode melhorar a qualidade do software e ajudar a economizar tempo e dinheiro no processo. Portanto, continue conosco e boa leitura!

O que é Shift Left?

Shift Left Testing, ou simplesmente Shift Left é uma abordagem de teste de software que consiste em antecipar a realização de testes para as fases iniciais do processo de desenvolvimento. O objetivo é detectar e corrigir problemas o mais cedo possível.

Isso significa que os testes são realizados ainda na fase de desenvolvimento, ao invés de esperar até que o software esteja totalmente concluído.

Por que adotar a prática do Shift Left?

Essa abordagem tem como principal objetivo aprimorar a qualidade do software, reduzir custos e aumentar a eficiência do processo de desenvolvimento.

Isso porque, ao realizar testes de forma antecipada, é possível detectar problemas e corrigi-los de maneira mais ágil. Assim, evitando retrabalhos e reduzindo o tempo de desenvolvimento.

Além disso, o Shift Left também ajuda a garantir o atendimento dos requisitos do cliente desde o início do processo de desenvolvimento. Afinal, os problemas podem ser detectados e corrigidos antes de se tornarem críticos.

Dessa forma, obtém-se uma maior satisfação do cliente e um produto final de melhor qualidade.

Como utilizar a estratégia Shift Left

Depois de entender o que é Shift Left, veja como algumas estratégias que permitem a execução dessa estratégia.

Integração de QA no refinamento

Um analista de QA (ou analista de garantia de qualidade) é um profissional que trabalha na área de tecnologia da informação. Geralmente em projetos de desenvolvimento de software, com o objetivo de garantir que o produto final atenda aos requisitos de qualidade.

Esse profissional é responsável por planejar, projetar, executar e automatizar testes para identificar defeitos. E claro, garantir que o software atenda aos requisitos de qualidade, usabilidade, desempenho e segurança.

Por isso, há inúmeras atividades em que uma pessoa com essa função pode se inserir para aplicar o Shift Left. 

Alguns exemplos são a arquitetura, definição de ferramentas e frameworks, alinhamento de expectativas do cliente e configuração de ferramentas de testes.

Reunião dos 3 amigos

A “reunião dos 3 amigos” é uma prática de desenvolvimento de software ágil que envolve a colaboração e a comunicação constante entre um programador, um testador e um analista ou especialista de negócios.

Então, durante a reunião, o trio (na verdade, a reunião pode ocorrer com mais pessoas) discute o requisito do usuário, revisa o código e realiza testes exploratórios em conjunto. 

Essa prática ajuda a garantir a qualidade do software, a antecipação de possíveis problemas e a redução de custos de correção de bugs no futuro.

A técnica é originada do Behavior-Driven Development (BDD), uma metodologia de desenvolvimento de software que se concentra em descrever o comportamento do software de uma forma mais clara e orientada a negócios.

Sendo assim, ao contrário de outras metodologias de desenvolvimento, o BDD começa com uma descrição das características ou comportamentos que o software deve ter, e não com uma descrição das funcionalidades.

DOD e DOR

DOD e DOR são siglas relacionadas ao desenvolvimento de software que indicam pontos importantes em um processo de entrega de uma funcionalidade ou feature.

Então, DOD significa “Definition of Done” (Definição de Pronto), e é uma lista de critérios que definem quando uma tarefa está concluída e pronta para ser entregue.

Essa lista pode incluir, por exemplo, testes unitários passados, código revisado e aprovado, documentação atualizada, entre outros itens.

Por outro lado, DOR significa “Definition of Ready” (Definição de Pronto para Começar), e é uma lista de critérios que precisam ser atendidos antes que uma tarefa possa ser iniciada.

Isso garante que a tarefa tenha todas as informações necessárias para que possa ser concluída de forma eficiente e eficaz.

Então, alguns critérios comuns incluem, por exemplo, a definição clara dos requisitos, a disponibilidade de recursos necessários e a aprovação de stakeholders relevantes.

Mapeamento de cenários

Ao criar os cenários de testes no início do projeto, é possível guiar o time de desenvolvimento, permitindo uma melhor compreensão sobre o fluxo testado.

Isso previne possíveis erros futuros e possibilita a implementação de melhorias. Além disso, a redução de bugs complexos é notável e o impacto na entrega final é minimizado.

Dessa forma, a criação de cenários de testes pode trazer inúmeros benefícios para o projeto de software, desde a otimização do processo de desenvolvimento até a satisfação do cliente final.

Metodologias ágeis e o Shift Left Testing

As metodologias ágeis têm a capacidade de responder rapidamente às mudanças nos requisitos do projeto e entregas em ciclos curtos.

Sendo assim, uma das práticas essenciais em metodologias ágeis é o Shift-Left Testing, que envolve a realização de testes de software o mais cedo possível no ciclo de desenvolvimento.

Dessa forma, é possível incentivar a comunicação frequente entre os membros da equipe, permitindo que os testadores compartilhem informações e identifiquem problemas com os desenvolvedores o mais cedo possível.

Além disso, as metodologias ágeis promovem a automação de testes, o que ajuda a garantir uma execução rápida e com mais frequência.

Deseja aplicar o Shift Left? Conheça a CTC

O Shift Left é uma abordagem no desenvolvimento de softwares que busca identificar e corrigir problemas o mais cedo possível no ciclo de desenvolvimento.

Isso envolve a realização de testes de software no início e durante todo o processo, em vez de deixá-los para o final, como muitas vezes acontece.

A ideia é garantir a realização de testes quando ainda há tempo e recursos para corrigir problemas, e não quando o software já está próximo da entrega final.

Nesse sentido, a CTC é uma empresa que oferece soluções de transformação digital e sistemas tradicionais de TI baseados em Shift Left.

Portanto, com uma abordagem focada em digital assurance, ajudamos as empresas no desenvolvimento de softwares com alta performance e segurança, reduzindo o tempo e o custo envolvidos na correção de defeitos encontrados no ciclo de desenvolvimento.

Repost CTC